Já higienizou sua prancha alisadora hoje? – Como limpar a chapinha

Quem concorda comigo que a chapinha foi uma das grandes invenções da humanidade?? Hahah’ Exageros à parte, não dá pra negar que ela libertou milhares de mulheres que dependiam de profissionais para alisar o próprio cabelo e tinham que ir ao salão sempre que quisessem deixar as madeixas lisas. O hábito de fazer chapinha por conta própria virou algo extremamente comum na última década e dificilmente você vai achar alguém que não tenha em casa uma prancha pra chamar de sua.

chapinha-prancha-de-cabelo-red-ion-200taiff-1084902002

Eu não sou diferente e aliso meu cabelo em casa há, pelo menos, 10 anos. Nunca me importei com a limpeza das minhas chapinhas, porque nunca existiu nenhuma sujeira aparente nelas. Só que das últimas vezes que usei a minha, percebi que ao passar no cabelo ele já não ficava tão “sequinho”, como se eu tivesse acabado de lavar. Comecei a sentir o cabelo “pesado”, como se estivesse com algum produto, sabe? Foi aí que percebi que a prancha provavelmente estava com excesso de resíduos. Oleosidade natural do cabelo, mesmo. Depois de meses e meses usando com frequência, a superfície dela acabou ficando um pouquinho oleosa. E aí que fui procurar formas de higienizá-la e encontrei dicas bem legais que trouxe pra dividir com vocês. Bora ver?

chapinhalimpeza

Você vai precisar de poucos itens, todos bem simples, dependendo do nível de sujeira da prancha.

  • Água
  • Uma bucha / toalha / pano macios
  • Sabão neutro
  • Álcool

Primeiro você deve ligar a chapinha e deixar que ela esquente um pouco. Em seguida, desligue ela da tomada e espere esfriar, até que fique morna. Passe um pano umedecido com água por toda a superfície dela, passando também nos cantos, onde geralmente se acumulam resíduos. Você também pode esquentar a água e passar o pano úmido com água morna na chapinha. Nesse caso, não precisa ligar a prancha na tomada antes da limpeza.

Se ela continuar oleosa, devemos passar pra substâncias que limpam a gordura, especificamente o sabão e o álcool. Só um pouquinho, hein, gente! Umedecendo um pano com um pouquinho de álcool ou com uma mistura de sabão diluído em água e passando na chapinha já resolve o problema, tendo cuidado pra não deixar escorrer gotas de água pra nenhum dos lados (é só umedecer levemente). Só tem que lembrar de tirar tudo com um pano com água pura depois.

Atenção: NUNCA mergulhar a chapinha na água e só ligá-la na tomada depois que ela estiver completamente seca.

E então, vamos ficar mais atentas à limpeza dos nossos utensílios de beleza? Lembrando que o acúmulo de resíduos na chapinha pode proliferar bactérias e até causar fungos no couro cabeludo. Em menos de 5 minutos dá pra fazer uma higienização bem legal e podemos ficar tranquilas quanto à limpeza do que estamos usando. Cuidado nunca é demais! =)

Beijoos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *